A Origem do Batom

Batom, Batom, Batom. Esse é um item que a maioria, se não todas, as mulheres possuem e desejam.


Nunca estamos satisfeitas, sempre queremos novas cores, novas coberturas, novos acabamentos. 
Mas, você sabe como surgiu esse item indispensável por nós mulheres????


As mulheres da Antiga Mesopotâmia foram possivelmente as primeiras mulheres a inventarem e usarem batom. Elas pulverizavam minérios para decorar os lábios. As mulheres da antiga Civilização do Vale do Indo usavam batom nos lábios para decoração.  No Egito Antigo, eram usados pigmentos vermelhos extraídos de algas, 0.01% iodo, e bromo manitol, o que causava graves problemas de saúde. Batons com efeitos brilhantes foram inicialmente feitas usando a substância que causa a iridescência encontrada em escamas de peixe.



Inglaterra:

Na Europa Medieval, o batom foi proibido pela igreja e foi pensado ser usado como uma "encarnação de Satã".
Graças a Elizabeth I, rainha da Inglaterra no século 16, o batom começou a se popularizar, isso porque ter os lábios vermelhos brilhantes e um rosto branco e austero tornou-se moda. 



Naquela época, o batom era feito a partir de uma mistura de cera de abelha e extratos vermelhos de plantas. Só as mulheres da classe alta e atores masculinos usavam maquiagem.

No final do século 19, Guerlain, uma empresa de cosméticos francesa, começou fabricar batom. O primeiro batom comercial foi inventado em 1884, por perfumistas em Paris na França. Era  coberto de papel de seda e feito a partir de sebo de veado, óleo de rícino e cera de abelha.

Estados Unidos:

No século 19, o batom era colorido através de corante carmim que era extraído de um inseto chamado cochonilha nativas do México e da América Central. Esse inseto produz ácido carmínico para evitar a predação por outros insetos. O ácido carmínico, constitui 17% a 24% do peso de cada inseto seco e o corante pode ser extraído de seu corpo e ovos.

Este batom não vinha em um tubo, mas era aplicado com pincel. O corante carmim era caro e aparecer de batom carmim era considerado pouco natural e teatral, por isso o batom não era para uso diário. Somente atores e atrizes poderiam sair em público com batom. Até 1880, poucas atrizes de palco usavam batom em público.
Só no início da década de 1890, o carmim foi misturado a uma base de cera e óleo. A mistura rendeu uma aparência natural e foi mais aceitável entre as mulheres. Naquela época, o batom não era vendido em tubos metálicos ou plásticos, mas em tubos de papel, papéis coloridos, ou em pequenos frascos.
Em 1912 as mulheres americanas já começaram a considerar batom como aceitável, embora um artigo no New York Times avisava ​​sobre a necessidade de usar com cautela.
Em 1915, o batom foi vendido em cilindros metálicos que foram inventado por Maurice Levy. As mulheres tinham de deslizar uma alavanca pequena na parte lateral do tubo com a ponta dos seus dedos para deslocar o batom para cima para o topo da embalagem. 

fonte da imagem: http://4b-2013-02.bligoo.com.br/um-bast-o-uma-bala-e-mil-etapas-compactadas
Em 1923, o primeiro tubo giratório foi patenteado por James Bruce Mason Jr. em Nashville, Tennessee. A fotografia ajudou o batom a ser aceitável entre as mulheres, pois as mesmas usavam para serem fotografadas. Elizabeth Arden e Estee Lauder começaram a vender batom em seus salões.
Elizabeth Arden fonte da imagem: http://www.reddoorspas.com/herstory
Estee Lauder fonte da imagem: http://www.lookfantastic.com/brands/estee-lauder.list


Curiosidades:
 
* Em 1770 foi proposta uma lei britânica para o Parlamento que um casamento devesse ser anulado se a mulher usava cosméticos antes do casamento.
* No século 19, na Grã Bretanha  o uso da maquiagem foi discriminado, só grupos marginalizados como atrizes e prostitutas usavam.

* A atriz Sarah Bernhardt, começou a usar batom e blush em público. Antes do final do século 19, as mulheres só usavam maquiagem em casa. Bernhardt muitas vezes aplicou corante carmim nos lábios publicamente

* O Carmim foi descoberto no século XIII, por um monge de Piza, o carmim é um pigmento vermelho insolúvel em água, e deu novos ares ao batom.
fonte da imagem: http://nerdpai.com/05-alimentos-falsos-e-o-chocolate-esta-no-meio/cochonilha/
* Rhocopis, um perfumista francês, foi quem inventou o chamado “bàton serviteur”, um tipo de massa feita de talco, óleo de amêndoas, essências de bergamota e limão, e de cor vermelha, que passou a ser usada por mulheres para colorir a boca.


Como é feito o batom nos dias atuais:
A cera utilizada na elaboração de um batom, normalmente, é uma combinação de três tipos, cera de abelha, cera de candelila (ou candelilla) e cera de carnaúba.  
Outro ingrediente importante na elaboração de um batom é o pigmento, ou melhor uma mistura de pigmentos e corantes, que combinados oferecem a tonalidade desejada. 
O odor (cheiro) de cada batom é responsabilidade de um combinado de óleos perfumantes, que são usados também para mascarar o odor dos outros produtos químicos presentes na composição do batom. 
Pesquisando sobre Batom, achei o blog A Grande Diferença, lá tem uma matéria muito legal mostrando como é feito o batom, o link é http://agrandediferenca.com.br/como-e-feito-um-batom/.


Espero que vocês tenham gostado.







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e seja bem vinda não esqueça de seguir o blog
Deixe seu comentário ou sugestões.
Tudo será lido com carinho e respondido :)
Não será aceito comentários ofensivos.
Não será aceito comentários anônimos