Origem FestaJunina

fonte da imagem: http://brasilescola.uol.com.br/detalhes-festa-junina/origem-festa-junina.htm
Existem duas explicações para a origem do termo "festa junina". A primeira explica que surgiu em função das festividades, principalmente religiosas, que ocorriam, e ainda ocorrem, durante o mês de junho. Estas festas eram, e ainda são, em homenagem a três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Outra versão diz que o nome desta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem apenas a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
Os colonizadores é que trouxeram essa festa ao Brasil.
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.  
Aos poucos, as festas juninas foram sendo difundidas em todo o território do Brasil, mas foi no nordeste que se enraizou, tornando-se forte na nossa cultura. Nessa região, as comemorações são bem acirradas – duram um mês, e são realizados vários concursos para eleger os melhores grupos que dançam a quadrilha. Além disso, proporcionam uma grande movimentação de turistas em seus Estados, aumentando as rendas da região.
Como é realizada num mês mais frio, enormes fogueiras passaram a ser acesas para que as pessoas se aquecessem em seu redor. Várias brincadeiras entraram para a festa, como o pau de sebo, o correio elegante, os fogos de artifício, o casamento na roça, entre outros, com o intuito de animar ainda mais a festividade.

Comidas típicas 

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural de milho verde, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. 
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bom-bocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais. 

As principais bebidas e comidas de Festa Junina:
 - Arroz Doce
 - Bolo de Milho Verde
 - Baba de moça
 - Biscoito de Polvilho
 - Pipoca
 - Curau
 - Pamonha
 - Canjica
 - Milho Cozido
 - Suco de milho verde
 - Quentão (bebida feita com gengibre, pinga e canela)
 - Biscoito de Polvilho
 - Batata Doce Assada
 - Bolo de Fubá
 - Bom-bocado
 - Broa de Fubá
 - Cocada
 - Cajuzinho
 - Doce de Abóbora
 - Doce de batata-doce
 - Maria-mole
 - Pastel Junino
 - Pé de moleque
 - Pinhão
 - Cuzcuz
 - Quebra Queixo
 - Quindim
 - Rosquinhas de São João
 - Vinho Quente
 - Suspiro

Vamos postar qui algumas receitas, a primeira é:

PAMONHA ASSADA
fonte da imagem e receita: http://www.guiadasemana.com.br/restaurantes/galeria/receitas-de-comidas-tipicas-de-festa-junina-para-fazer-em-casa

*Receita Bonduelle
Ingredientes
3 latas de milho em conserva
200ml de leite de coco
1 xícara (chá) de leite
1 ½ xícara (chá) de açúcar
4 ovos
2 colheres (sopa) de margarina
1 pitada de sal
Modo de preparo
Escorra o milho. No liquidificador, bata o milho, o leite de coco, o leite, o açúcar, os ovos, a margarina e o sal. Coloque em uma assadeira untada com margarina e asse no forno pré-aquecido a 180º durante 1 hora ou até dourar.

E aí, o que acharam?
Qual a sua receita Junina?




2 comentários:

Obrigada pela visita e seja bem vinda não esqueça de seguir o blog
Deixe seu comentário ou sugestões.
Tudo será lido com carinho e respondido :)
Não será aceito comentários ofensivos.
Não será aceito comentários anônimos