Dia da Consciência Negra... eu digo SIM!


           Hoje tive muito orgulho em ser Professora. Muitas polêmicas estavam surgindo na minha vida, principalmente, nas Redes Sociais. Do tipo: "Ai, eu sou contra o Dia da Consciência Negra, então tem que ter dia da consciência branca". Ai, para, né?! RIDÍCULO... O que os brancos sofreram ou lutaram pelo Brasil? Lutaram para roubar mais ouro e pedras preciosas... Ou críticas do tipo: "Dia da Consciência Negra é racismo"; ou "Os negros não têm que ser respeitados 365 dias do ano??? Ou é só um dia???"
           Jesussssss... achei que as pessoas tivessem fugido da escola... Pior ainda quando me falavam: "Ai, a Dilma poderia ter emendado o feriado".



      #PELOAMORDEDEUS! Ela não poderia ter emendado o feriado, porque o Dia da Consciência Negra é uma homenagem para o Zumbi dos Palmares. Sabem quem é o cara? Para quem fugiu das aulas de História ou simplesmente não se lembra, Zumbi foi o grande líder do Quilombo dos Palmares, respeitado herói da resistência antiescravagista. O cara morreu lutando contra a escravidão nesta data, 20 de novembro de 1695. Somente depois de 193 anos, o ideal pelo qual ele tanto lutou aconteceu... A lei áurea foi assinada em 13 de maio de 1888. 
       
 Mesmo após a escravidão no Brasil, ela acontece... Preconceito existe sim, não somente com os negros, mas com crianças, com mulheres, com pessoas de classe social inferior; o preconceito acontece quando trabalhamos e ganhamos menos que o JUSTO, quando os impostos são cobrados abusivamente.            Você que disse SIM à Manifestação que ocorreu a pouco tempo no Brasil, vem me dizer NÃO ao Dia da Consciência Negra? Zumbi dos Palmares não merece esse dia de reflexão contra o preconceito? Seja ele qual for. Há pessoas que discriminam judeus, japoneses, gordinhos, mulheres, pobres, ricos, punks, hippies, homossexuais e assim por diante! O Dia da Consciência Negra, é um dia de RESPEITO. Onde deveremos lembrar que, acima de tudo, devemos respeitar uns aos outros, amar uns aos outros, tratar o outro como você gostaria de ser tratado, não importa a cor, classe social ou religião!


           Só não foi dado o nome: Dia da Consciência do Respeito, porque bem nesta data o Zumbi dos Palmares foi capturado, porque foi traído por um de seus comandantes, e foi ESQUARTEJADO VIVO EM PRAÇA PÚBLICA. Lá em Olinda, PE...


       Em 2003 este feriado já havia sido decretado, mas ainda era ponto facultativo. O que fazia passar batido entre as pessoas e, até mesmo, nas escolas. Creio que, aproximadamente, 800 cidades do Brasil amanhã não seja ponto facultativo. Aqui em Curitiba, os alunos não irão, mas eu vou trabalhar. Nada mais justo, pois os alunos devem se lembrar da data e, nós enquanto funcionários, não tínhamos conhecimento do feriado obrigatório até dois meses atrás.


       Se você me disser que o feriado não adianta, que é uma besteira, acredito que você está me dizendo que o Dia Internacional da Mulher também seja besteira (embora não seja feriado é uma data muito importante), afinal as mulheres lutaram muito para votar, se separar, aparecer em público...
Se você me disser que o feriado não adianta, que é uma besteira, acredito que você está me dizendo que o Outubro Rosa foi uma besteira.


         Se você me disser que o feriado não adianta, que é uma besteira, acredito que você está me dizendo que o Natal é uma besteira. Há pessoas que não acreditam no nascimento de Jesus nesta data, mas eu considero o Natal uma festa de AMOR, CONFRATERNIZAÇÃO, DA FAMÍLIA. 
        Será que você vai se lembrar do AMOR, CONFRATERNIZAÇÃO, DA FAMÍLIA apenas em um dia do ano? Em uma data simbólica? Ou você só vai prevenir-se contra o câncer no mês de outubro?
         Nem preciso responder, né, amigos...


          Ainda hoje há preconceito sim. Vá até uma favela e veja onde a escravidão mais se reflete até nos nossos dias. Quando eu trabalhava em escola pública, a maioria dos meus alunos eram negros ou morenos, da minha cor. Hoje, em colégio particular, se eu contar 5, só 5, que estudam ou estudaram por lá, foram muitos ainda. E eu falo de TODOS os colégios particulares que eu já trabalhei!
        Não existe preconceito hoje em dia? BALELA... Existem pessoas que dizem que são preconceituosas na sua cara e existem aquelas que fingem não ter esse sentimento.
Veja se você não é preconceituoso de verdade, reflita: Eu namoraria e casaria com alguém com a cor diferente da minha???? Eu aceitaria que meu filho fosse homossexual???
       Você só não é preconceituoso se sua resposta for SIM, sem exitar! Isso é cultura, isso é História!
 
 
Esse post é da minha prima Suzana dona do Rosa Chiclets (clique aqui para conhecer)

12 comentários:

  1. adorei o post.
    Meninas tem post novo no blog,espero vocês.bjs
    http://luana-make.blogspot.com.br/2013/11/faca-voce-mesmademaquilante-bifasico.html

    ResponderExcluir
  2. Oieeee, obrigada por ajudar a consciência na cabeça das pessoas...
    Bjs... Su - www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou eu que lhe agradeço por ter me passado o seu post bjs

      Excluir
  3. Consciencia sempre, moro na cidade mais negra do país e aqui as pessoas ainda tem preconceito. Gente, somos todos iguais!

    Bjux, Jell
    www.urbanoeretro.com.br
    @urbanoeretro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente o preconceito é grande, não só contra os negros que aliás são 52% da população brasileira, obrigada pela visita

      Excluir
  4. Passando para desejar boa tarde... Sempre que quiser um post do meu blog ou um vídeo, é só pegar... Irei adorar estar sempre por aqui!!!
    Bjs – Su - www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada prima, será que esse fim de semana conseguiremos finalmente fazer o vídeo????? rsrsrsrs
      bjs

      Excluir
  5. Eu vi esse post no blog da Su! Adorei, ela arrasa, né?

    www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Tati e por iso mesmo coloquei aqui esse texto eu amei elel e ela me pediu pra colocar aqui também :) bjs

      Excluir
  6. Cris!
    Linda homenagem!
    Obrigada pela visita feita ao blog. Volte quando puder.
    Que seu final de semana seja esplendoroso!!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    " A alegria evita mil males e prolonga a vida.(William Shakespeare)"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Rudynaçva que bom que gostou e com certeza irei no seu blog bjs

      Excluir

Obrigada pela visita e seja bem vinda não esqueça de seguir o blog
Deixe seu comentário ou sugestões.
Tudo será lido com carinho e respondido :)
Não será aceito comentários ofensivos.
Não será aceito comentários anônimos