Jack-o’lantern



O “Jack-o’lantern’ é o apelido da abóbora iluminada feita de enfeite no Halloween. Durante três dias, os Celtas acendiam velas dentro de uma abóbora para indicar o caminho àqueles que eles acreditavam serem visitados por seus parentes e receber o perdão daqueles que eles haviam feito sofrer.

Segundo a história do folclore irlandês, um homem alcoólatra e mal educado chamado Jack (“Jack Miserável”, como foi apelidado), em um dia 31 de outubro, beber excessivamente e o diabo veio levar a sua alma. Desesperado, Jack implorou por mais um copo de bebida e o diabo concedeu, mas o “Jack Miserável” não queria pagar a seu último trago, então convenceu o Demônio a se transformar em uma moeda que Jack usaria para pagar as bebidas. O diabo concordou, e Jack decidiu pegar o dinheiro e colocá-lo em seu bolso ao lado de uma cruz de prata, o que impediu o Demônio de mudar em sua forma original. O diabo implorou para que Jack o deixasse sair, mas Jack só aceitaria sob a condição de que ele não o incomodaria durante um ano e que se ele morresse, ele não pediria a sua alma.

No ano seguinte, Jack o enganou de novo fazendo o Diabo subir em uma árvore para pegar um pedaço de fruta. Enquanto ele estava em cima da árvore, Jack esculpiu um sinal da cruz na casca da árvore para que o diabo não pudesse descer, até que o Diabo prometeu ao Jack que não iria incomodá-lo por mais dez anos.

Pouco tempo depois, Jack morreu e, como ele era um homem muito repugnante, não permitiram a sua entrada no céu. O demônio também não aceitou a sua entrada no inferno, mas, para sacaneá-lo, enviou Jack para a noite escura, com apenas uma queima de carvão para iluminar seu caminho. Jack colocou o carvão em um nabo esculpido e tem vagueado pela Terra desde então. E é daí que os irlandeses começaram a se referir ao fantasma como “Jack da Lanterna” ou simplesmente “Jack O’ Lantern”.

As pessoas começaram a fazer suas próprias versões de Jack O’Lantern, esculpindo rostos assustadores e colocando-as em janelas para afugentar o Jack Miserável e outros espíritos malignos. Na Inglaterra eles usavam beterrabas. Mais tarde, as pessoas descobriram que as abóboras eram ótimas para fazer as lanternas.



Inspirada nessa lenda a Walt Disney em 1993 lançou o filme "O Estranho Mundo de Jack" e foi relançado em 2006 em 3D. É uma historia infantil contando sobre o Halloween e o drama de Jack para encontrar a felicidade. Cansado de ser o Rei do Halloween Jack encontra um portal para o natal e resolve dar umas ferias pro papai noel e começa toda a confusão. É uma animação muito divertida e um clássico, super recomendo esse filme para assistir com seus filhos!!




                                                   Mari Lindinha

4 comentários:

  1. Acho que aprendi isso em uma aula de Inglês... Adorei o livro!
    Bjs – Su - www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu achei legal essa história, já conhecia mas gostei ainda mais rsrsrs bjs Su

      Excluir
  2. Sempre quis ter uma abobora dessas, o livro parece ser legal
    Obrigado por ter visitado! :33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karine que bom que gostou, então hoje ainda colocarei como se faz essa lanterna :) bjs

      Excluir

Obrigada pela visita e seja bem vinda não esqueça de seguir o blog
Deixe seu comentário ou sugestões.
Tudo será lido com carinho e respondido :)
Não será aceito comentários ofensivos.
Não será aceito comentários anônimos