Sexo durante a gravidez


Resolvi escrever esse post porque tive muitas dúvidas sobre o assunto porque mesmo os sites de mãe e bebê dizendo que não há nenhum risco para o bebê praticar sexo na gravidez, então resolvi pesquisar mais sobre o assunto e compartilhar com vocês, pois acredito que tenha muitas mães que tem bastante duvidas a respeito disso.

Primeiro passo é ir ao médico e ver se sua gestação é saudável, pois se você tiver alguma complicação, como sangramento ou algum problema gestacional ou uterino, terá algumas restrições e em alguns casos é recomendado abstinência total para preservar a saúde do feto.

Primeiro Trimestre


Algumas mulheres tem mais vontade de transar na gravidez por causa dos hormônios e algumas perdem totalmente o tesão por medo que possa machucar seu bebezinho. É bem comum os pais pensarem que o pênis vai machucar o bebê, mas o órgão sexual masculino toca apenas a parte externa do útero, e o bebê está bem protegido envolta da placenta. Outro medo é que pode acabar rompendo a bolsa e provocar perda de líquido, o que também não acontece. A partir do sexto mês da gravidez, o bebê começa a perceber melhor os estímulos externos, como os sons e a diferença de luz do dia e da noite. Em relação ao sexo dos pais, ele sente apenas os estímulos mecânicos, como se a mãe estivesse caminhando ou fazendo movimentos do dia a dia.

Esses medos são alguns dos motivos para alguns casais não terem relação durante nove meses, fazendo os casais perderem o libido e talvez até esfriando um pouco a relação, ainda há muitos mitos e casais que consideram um absurdo sexo durante a gravidez. O que acontece é que pode sim haver sexo mas com algumas restrições.

Alguns desconfortos podem aparecer quando o útero começar a crescer, então o casal deverá procurar uma posição mais confortável. As mais aconselháveis é a mulher de lado tipo conchinha ou a mulher em cima (foram as posições mais confortáveis que encontrei por não pressionarem a barriga ou a bexiga,pois essas pequenas pressões além de causar desconforto podem aumentar o medo de machucar.) É importante que não haja uma penetração profunda e com um pouco de força pois pode acabas machucando o colo do útero causando grandes preocupações ao casal, então peguem leve!

Cuidado


Os casais que praticam sexo normalmente devem ficar atento a alguns sinais. Sangramentos e cólicas após o ato não são normais durante a gestação e o casal deve procurar um médico para verificar as causas. Dependendo do caso, pode haver descolamento da placenta ou contração do colo do útero. No entanto, os motivos não costumam ser relacionados ao ato e sim a problemas anteriores à gestação, como pequenas feridas no útero. 



Final da Gravidez


A relação sexual pode causar contrações no útero. Para as mulheres sem risco de parto prematuro, essas contrações não são um problema. Para as que sofrem com dilatação do colo do útero (parte mais baixa do órgão, que segura o bebê) ou que estão grávidas de mais de uma criança, essas contrações têm um efeito maior e a indicação é a abstinência - para não estimular parto prematuro.Nesse período, a relação sexual libera o hormônio ocitocina, responsável pelas contrações. Nas gestações normais, o sexo é bem-vindo nessa fase porque já vai preparando o corpo da mulher para o nascimento do bebê.Outro efeito hormonal está na composição do sêmen, que possui uma substância que relaxa o colo do útero, chamada prostaglandina. Portanto, para aqueles casais que tiveram uma gestação saudável e que, por exemplo, optam por parto normal, uma das indicações médicas para o final da gravidez é praticar sexo.

Depois do Parto


Aos papais que acabaram de ter seu lindo bebezinho depois de 9 meses de espera para ver o rostinho do seu filhote, contenham seus hormonios. Sua mulher acabou de parir está com os hormonis à todo vapor para o organismo voltar ao normal, provavelmente ela está fragilizada, morrendo de ciumes de que chega perto do bebê. Então é hora de deixar o sexo de lado e dar muito afeto a sua parceira e ter paciencia. Alguns médicos dizem que após um parto normal a mulher pode fazer a hora que quizer que tudo bem, mas outros médicos recomendam seis semanas para o corpo da mulher voltar as condições normais, até porque nesse periodo a mulher vai estar com uma auto estima baixa até a barriguinha voltar ao normal, os peitos doloridos de leite e noites sem dormir preocupada com o bebê, e a alta produção de leite provoca uma baixa no libido da mulher. Se ela fez cesariana vai precisar de um pouquinho mais de tempo até melhorar os pontos e as dores na cirurgia.

Para voltar a praticar sexo depois da chegada da criança, é importante que o corpo da mulher tenha voltado às suas condições normais, que ela esteja segura e que o casal esteja adaptado à sua nova condição em casa.



                                                                                           
                                                                           


4 comentários:

  1. Gostei de verdade, daqui a uns 2 anos vou estar pesquisando muito sobre isso rsrs !

    coisasuteisoufuteis.blogspot.com.br
    facebook.com/coisasuteisoufuteis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Carla que bom que gostou, pesquise sim, fale com seu medico e parceiro, é um momento muito bom a gravidez muita gente age como se não pudesse fazer nada, mas, gravidez não é doença e você pode fazer de tudo um pouco rs
      bjs

      Excluir
  2. adorei o post, planejo engravidar, gostei muito do post, super esclarecedor...bjs
    www.blogpinkmakeup.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miria que bom que o post lhe ajudou fico feliz em saber disso
      Beijos

      Excluir

Obrigada pela visita e seja bem vinda não esqueça de seguir o blog
Deixe seu comentário ou sugestões.
Tudo será lido com carinho e respondido :)
Não será aceito comentários ofensivos.
Não será aceito comentários anônimos