Amamentação e suas duvidas

Olá mulherada, resolvi escrever essa matéria especialmente para as mamães (de primeira viagem ou veteranas). São coisas importantes que devemos saber e duvidas frequentes a respeito da amamentação. Tive mastite com 1 ano e 2 meses de amamentação da minha segunda gestação e resolvi pesquisar a respeito e descobri muitas coisas que compartilharei com vocês.

Mamães:

Nós sabemos que o leite é importante para o bebê nos primeiros meses de vida, mas vocês sabem os benefícios que a amamentação traz para as mães?

Ela aumenta a segurança da mãe e diminui a ansiedade
O volume do útero diminui mais rapidamente e evita a hemorragia no pós-parto (que é a principal causa de mortalidade materna no Brasil)
Diminui o risco de ter câncer de mama e osteoporose
As mulheres que amamentam exclusivamente demoram mais tempo para menstruar
Aumenta o estoque de ferro no organismo (o que a protege contra a anemia por falta de ferro)
Estabiliza o progresso de endometriose materna (não amamentar aumenta o risco de câncer endometrial)
Ajuda a mulher a voltar ao peso normal mais rápido (mesmo com o aumento de apetite)
Não precisa ficar esterilizando e levando mamadeira para todo canto que for
Economiza dinheiro não precisando compra leite especial para o bebê.

E os benefícios para o bebê?
Segundo a Organização Mundial de Saúde todo bebê deve ser amamentado exclusivamente ao seio até os 6 meses de idade (não necessitando de água ou chás). Mas o aleitamento materno, com complemento após o sexto mês de vida, traz vantagens para a criança até no mínimo os 2 anos de vida.

• Os bebês amamentados ao seio são mais inteligentes

• O contato físico entre o bebê e a mãe facilita o relacionamento futuro desta criança com as outras pessoas

• Diminui o risco de adoecer e até de morrer.

• O leite materno contém endorfina (substância química que ajuda a suprimir a dor)

• Reforça a eficiência da vacina (amamentando após ser vacinado)

• O leite contém água suficiente mesmo com clima quente e seco

• Contém proteína e gordura na quantidade certa, mais lactose (açúcar do leite) do que os outros leites, vitaminas, ferro, cálcio e fósforo em quantidades adequadas e também lipase, uma enzima que digere gorduras, por isso o leite materno é facilmente absorvido e digerido. • O aleitamento materno exclusivo protege contra infecções pois contém imunoglobulinas e leucócitos em sua composição.

• O ato de sugar o seio é importante para o desenvolvimento da musculatura da face e da mandíbula

• Quanto maior o período de amamentação, menor o risco de má oclusão.

• O leite produzido pelas mulheres que tiveram bebês prematuros, durante o primeiro mês do pós-parto, mantém uma composição semelhante ao colostro - que é um leite muito mais forte. Dessa forma os prematuros ficam mais protegidos contra a enterocolite necrotizante, (uma grave doença que pode acometer os recém-nascidos prematuros.)



Você sabia?

Se cada mulher dos EUA desse mamadeira ao seu bebê, seria preciso quase 86.000 toneladas de alumínio para produzir 550 milhões de latas por ano. Se cada mulher da Inglaterra amamentasse, seriam economizados 3.000 toneladas de papel para os rótulos dos leites infantis.
Mamadeiras e bicos são feitos de plástico, vidro, borracha e silicone. A produção desses materiais é cara e constantemente não são reaproveitados. Todos esses produtos usam recursos naturais, causam poluição na sua produção e distribuição e também criam um lixo no seu empacotamento, promoção e exposição.

Você só começará produzir o leite em escala total após 72 horas depois do nascimento do seu bebê

A criança não consegue quantidade suficiente de leite somente pela sucção, precisa do reflexo de "descida do leite" para ajudar. Se o reflexo não funcionar a criança não conseguirá leite suficiente
O reflexo da oxitocina é mais complicado do que o reflexo da prolactina. Os sentimentos e pensamentos da mãe podem afetar esse processo. Frequentemente seus sentimentos ajudam, mas algumas vezes podem inibir o reflexo. (por isso algumas mães quando passam por muito stress, preocupação, medo, dor e nervoso o leite seca)

Nos primeiros dias de amamentação, você pode sentir algumas contrações em seu abdômen enquanto o bebê suga. Esse pequeno desconforto sinaliza a liberação da oxitocina, que ajuda a contrair o útero, fazendo com que ele retorne ao tamanho normal mais rapidamente

O leite materno nem sempre tem exatamente a mesma composição. Há algumas modificações importantes e normais. A composição do leite também apresenta pequenas variações com a alimentação da mãe, mas essas alterações raramente têm algum significado.

INGURGITAMENTO MAMÁRIO (Seios muito cheios e doloridos)

O ingurgitamento mamário, consiste em parte no aumento da quantidade de sangue e fluidos nos tecidos que suportam a mama (congestão vascular) e de certa quantidade de leite que fica retido na glândula mamária.
As duas mamas ficam inchadas, dolorosas, quentes, vermelhas, brilhantes e tensas por causa do edema (líquido) nos tecidos. A mãe queixa-se de dor principalmente na axila e pode ter febre (a chamada "febre de leite"). O leite pode parar de "descer".
Recomendações:
- Amamentar no sistema de livre demanda logo após o parto
- Verificar se a criança mama em boa posição desde o primeiro dia
- Manter a criança sugando mesmo quando as mamas estão ingurgitadas
- Se a criança não sugar adequadamente, ajude retirando o leite por expressão manual
- Use sutiã firme a fim de tornar o ingurgitamento menos doloroso
- Indique a utilização de compressas geladas ou quentes sobre o seio por 1 minuto, massageando-os e retirando um pouco de leite logo após para aliviar a dor
- Mantenha essas condutas até que o ingurgitamento desapareça.

FISSURAS DO MAMILO(Bico do peito rachado)

As fissuras do mamilo são decorrentes principalmente da técnica incorreta de sucção e posicionamento da criança na hora da mamada.
O que fazer:
- Para evitar as fissuras, durante a gravidez, prepare a mama para amamentar com banho de sol nos seios, fricção com toalha, utilização de sutiã de algodão com orifício na região mamilar
- Para tratar da fissura, corrija a posição da mamada e continue amamentando
- Lave os mamilos apenas uma vez ao dia, quando toma banho
- Expor os mamilos ao ar e ao sol tanto quanto possível no intervalo das mamadas ou banho de luz com lâmpadas de 40 watts, colocada a um palmo de distância da mama 10 minutos de cada lado, 3 vezes ao dia.
- Aplicar sempre leite materno nos mamilos após as mamadas, pois isto, facilita a cicatrização.
- Aconselhar a mãe a mudar de posição costumeira, preferencialmente utilizar a posição da bola de futebol americano ou do cavalinho.
- Nos casos graves, dependendo da extensão da fissura, orientar a mãe a suspender a sucção direta ao seio por um período de 24 a 48 h, ordenhar a mama e oferecer o leite na colherinha ou conta gota.

MASTITE(inflamação da mama)

O acúmulo de leite sem a ordenha de alívio pode facilitar o início da mastite, inflamação nas mamas. Os seios ficam quentes, a nutriz pode ter febre, dor à palpação e eliminação de pus.
A mastite é mais frequente na 2ª e 3ª semanas depois do parto. A mãe deverá descansar por mais tempo. Se continuar a trabalhar a infecção poderá retornar.
Para evitar a mastite:
- Amamentar no sistema de livre demanda
- Se o bebê não esvaziar a mama, complete com auto ordenha, ou solicite colaboração para o esvaziamento por ordenha
Para tratar a mastite:
- Aplique compressas úmidas e frias sobre a área afetada, antes de cada mamada e se for necessário também nos intervalos, até sentir alívio (5 a 10 minutos)
- Amamente até esvaziar a mama doente
- Massageie delicadamente as áreas doentes enquanto estiver amamentando
- Se necessário, a mãe pode tomar um analgésico antes de proceder à auto ordenha (orientado por um médico)
- Usar sutiã que sustente bem a base da mama, mas que não aperte a mama
- A demora no início do tratamento, pode provocar a formação de um abscesso mamário. Neste caso, deve-se suspender a amamentação na mama afetada e procurar um médico para drenagem. Após a cicatrização, retornar a amamentação nos dois seios.

DUCTO BLOQUEADO (mama empedrada ou ingurgitada)

Essa situação é provocada pelo esvaziamento incompleto de um ou mais canais, neste caso, o leite do alvéolo mamário não drena, pois o mesmo encontra-se endurecido bloqueando o canal daquele alvéolo. Uma "tumoração" dolorosa se forma na mama.
A causa exata do ducto bloqueado não está clara, mas pode ser resultado de roupa apertada, ou porque a posição da criança não permite a mesma sugar eficientemente aquela parte da mama.
Para evitar o ducto bloqueado:
- Orientar as mães, durante o pré-natal, sobre as técnicas de posição e pega de amamentação
- Deixar o bebê sugar até o completo esvaziamento da mama, casa isto não ocorra, proceder a ordenha manual.
Para tratar:
- Melhorar a posição de mamada
- Usar as diferentes posições para amamentar, de tal modo que o leite seja retirado de todos os segmentos da mama
- Mantenha a criança mamando frequentemente do lado afetado
- Massagear delicadamente a parte afetada em direção ao mamilo para ajudar a esvaziar aquela parte da mama.
- Alguns obstáculos ao aleitamento materno, a maioria superável através de uma boa orientação e estímulo do profissional de saúde experiente e consciente da importância do aleitamento materno exclusivo, às vezes atrapalham a manutenção da amamentação.

MITOS E TABUS


Quando surgirem dúvidas sobre: leite fraco, leite salgado, pouco leite, arrotar ao seio, "minha família não é boa de leite", etc. o melhor a fazer é procurar a orientação de um médico que poderá ajudar-lhe com os seus receios. É importante que este profissional avalie a curva de crescimento do bebê , faça a expressão manual da mama para avaliar a produção de leite, converse sobre algum problema emocional da mãe que possa interferir na produção de leite.Toda mãe deve ter em mente que não existe leite fraco e o leite materno é o melhor alimento para o bebê. Toda nutriz deve repousar entre algumas mamadas, beber mais líquidos e observar se a criança molha a fralda várias vezes ao dia.

Alimentação:

A alimentação da mãe durante a amamentação deve ser e rica e variada, mas acima de tudo deve repleta de alimentos como frutas, cereais integrais, laticínios, legumes e verduras, evitando alimentos industrializados e muito gordurosos, que não acrescentam valor nutricional nem para a mãe nem para o bebê. É fundamental na dieta durante a amamentação a mãe ingerir também uma boa quantidade de água para ajudar na produção do leite, cerca de 3 a 4 litros. Esta quantidade engloba a água presente nas frutas, sopas e sucos, mas só ela não é suficiente para produzir todo o leite de que o bebê precisa, sendo necessário beber cerca de 2 litros de líquidos, como água ou chás, por dia.

Mais duvidas você pode procurar no manual de amamentação: http://www.aleitamento.org.br


Feito por Mari Lindinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e seja bem vinda não esqueça de seguir o blog
Deixe seu comentário ou sugestões.
Tudo será lido com carinho e respondido :)
Não será aceito comentários ofensivos.
Não será aceito comentários anônimos