Primeiras semanas


Agora que você descobriu que está gravida os primeiros passos são, ir ao médico marcar uma consulta para começar o pré natal. As consultas até 36 semanas de gravidez será mensalmente e depois disso será a cada 15 dias até o bebê nascer. É importante procurar medico assim que souber, se você não tiver plano de saúde pode procurar um posto de saúde mais próximo que será atendida também (para as mães que moram em Curitiba o SUS é excelente até melhor que alguns planos,) você será encaminhada para uma serie de exames para saber se está tudo bem com sua saúde e com a saúde do baby.
Geralmente os médicos contam a gravidez por semanas e não meses, a contagem começa a partir do primeiro dia da sua ultima menstruação. (Logicamente não foi nesse dia que você engravidou mas é assim que é feita a contagem.) A gravidez geralmente é descoberta a partir da quarta semana, pois é ai que você percebe que sua menstruação tá atrasada e seus seios doloridos há alguns dias e nada da monstra aparecer. Os médicos dividem a gravidez em 3 estágios: primeiro trimestre, segundo trimestre e terceiro trimestre.
O primeiro trimestre é caracterizado pelas tonturas e enjoos, e perda de peso que é bem comum por causa dos vômitos (é terrível).  É mais comum a mulher ter enjoos durante a manhã quando acordamos, mas tem grávidas que não param nada no estômago o dia todo, e alguns poucos casos que a mãe tem enjoos durante toda a gestação, mas em media é só alguns dias ou até o quarto mês. Se os enjoos forem muito persistente procure logo um médico pois isso pode ser a chamada síndrome hiperêmese gravídica (que é o excesso de vômitos na gravidez, mas tem tratamento.)
Dicas para amenizar os enjoos:
Cheirar limão, corte no meio e sinta o aroma, isso diminui o mal estar
Tenha sempre na cabeceira da cama uma bolachinha de água e sal ou uma torradinha, e coma antes de levantar
Evite coisas e lugares com cheiros fortes. (Apesar de que nessa fase seu olfato fica mais aguçado e você sente os cheiros com mais intensidade.
Coma coisas geladas e frescas, frutas, leite, iogurte, sorvete e evite coisas gordurosas
Coma em pequenas quantidades de 3 em 3 horas, e não se preocupe em ter uma alimentação saudável nesse primeiro trimestre e sim em fazer a comida parar no seu estômago.
Pra mim sereais funcionou muito bem, nutritivo rico em ácido fólico que é importante no desenvolvimento das células do bebê, e não me fazia vomitar.
É comum a mulher sentir sono fora do normal, é importante que repouse sempre que possível e durma bastante.
As primeiras semanas seu bebê é um grãozinho de arroz, mas cresce rapidinho,
Com 5 semanas não dá para ver o bebê pelo ultrassom, apenas aparece imagens do saco gestacional.


Entre a 6 e 7 semanas o embrião já começa a ganhar forma de um bebê, traços dos braços, pernas, cabeça e orelhas começam a surgir, o coração já começa a bater até 150 batimentos. Apesar do baby ser pouco maior que um feijão, ele já se mexe bastante mesmo sem você sentir. O feto já aparece no ultrassom, e é uma emoção enorme ouvir o coraçãozinho de um pequeno ser batendo rapidinho dentro de você.




 Apesar do útero estar aumentando de tamanho e o baby crescendo e se desenvolvendo rapidamente é normal algumas mães não terem barriguinha aparecendo até o 4 e 5 mês.


 

11 comentários:

  1. Muito legal vc colocar num diário..muitas mamães precisam saber de detalhes assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Shradda a Mari está adorando escrever aqui, pena que ela não consegue mais tempo para poder responder os comentários também rs

      Excluir
    2. Adorei sua idéia .. Cristiane.. adorei saber mais sobre uma gestação;apesar de não ter filhos ainda :).. mais a parte de enjoos por produtos fortes.. eu passei com minha irmã..kkk.. ela me via de longe e já ficava enjoada..dizia q meu perfume era insuportável.kkk ..:)

      Excluir
    3. Que bom que você gostou Fernanda, minha irmã do meio não podia com cheiro de nada nem de comida e eu não podia com cheiro de café com leite rsrsrsrs
      bjs

      Excluir
  2. Nossa parabéns pela gravidez , casa fase da gravidez por mais que seja difícil pelos enjoos e tudo mais , deve ser apreciada pois depois de tudo a gente acaba sentindo um pouco de saudades da barriguinha e da sensação gostosa de ter um serzinho dentro da gente!

    http://falandodtudoumpouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela, realmente é uma delicia essa sensação, a Mari já tem uma princesinha do rock (a menina da última foto) agora ela está mais feliz pois terá mais um bebê bjs

      Excluir
  3. Minha barriga so foi aparecer no 4 mês acredita?!Muito legal esse post sempre tem maezinhas de primeira viagem q precisam de dicas.Bjos!
    www.mulherunika.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Graziela, tem mães que quase não tem barriga, outras já tem muita desde o comecinho né rs
      obrigada pela visita bjs

      Excluir
  4. E com quantos meses vc está, Mary???
    Que Deus abençoe muito vc, seu novo filhinho e toda sua família. Vc é muito linda, viu?!
    Bjs – Su
    www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Su, a Mari está de 7 semanas, assim que ela souber se é menino ou menina ela irá postar também.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi meninas, obrigada pelos comentários, espero que gostem do diario e que sirva de ajuda para as futuras mamães!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e seja bem vinda não esqueça de seguir o blog
Deixe seu comentário ou sugestões.
Tudo será lido com carinho e respondido :)
Não será aceito comentários ofensivos.
Não será aceito comentários anônimos